domingo, 20 de outubro de 2024

Lenda do ciclismo, Chris Hoy revela que está com câncer terminal

 Sir Chris Hoy, ciclista escocês que fez história no velódromo, afirmou em entrevista ao The Sunday Times que sofre de câncer de próstata terminal e que os especialistas lhe deram “de dois a quatro anos de vida”.

Na entrevista, Hoy conta que, em setembro do ano passado, foi ao médico por causa de dores no ombro e acabou descobrindo um tumor. Em fevereiro tornou público que sofria de câncer, embora não tenha revelado que se tratava de uma doença terminal e apenas disse que estava em tratamento quimioterápico. Ele agora revelou que, dois dias após o diagnóstico inicial, foi informado de que o câncer em sua próstata havia se espalhado para os ossos do corpo, com tumores também no quadril, pelve, coluna vertebral e costela e que é de estágio 4 e incurável.

Vencedor de seis medalhas de ouro e uma de prata olímpicas no ciclismo de pista nos Jogos de 2004, 2008 e 2012, Hoy é umas das personalidades esportivas mais queridas do Reino Unido. Em suas memórias, sob o título ‘Tudo o que importa: a minha corrida mais difícil de sempre’, recém-lançado, revela também que a sua mulher foi recentemente diagnosticada com esclerose múltipla. Graças à ajuda psicológica que recebeu, ele destaca que conseguiu enfrentar melhor sua doença terminal e agora pretende ajudar quem passa pela mesma provação com seu livro.

“A maior parte da luta contra o câncer para mim não tem sido física. Para mim, tem sido na minha cabeça. De coração, estou bastante positivo na maior parte do tempo e tenho felicidade genuína. Isso é maior que as Olimpíadas. É maior que qualquer coisa. Isso é sobre apreciar a vida e encontrar alegria”, disse Hoy.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, reagiu à notícia com uma mensagem na rede social X na qual chamou Hoy de “lenda do esporte britânico”. “Que notícia triste (…) Encarar esse diagnóstico com tanta positividade é inspirador.”

Leia mais no site: Bikemagazine



Nenhum comentário:

Postar um comentário